Educação Infantil
Com base na LDB (artigo29) a Educação Infantil passou a ser a primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, propiciando situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Neste processo, a educação pode auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis.
A Proposta Educacional do Colégio OBJETIVO
A criança é tratada como indivíduo livre, pensante, capaz, potente, criativo, descobridor de seu espaço, ousando sempre novas descobertas, construindo seus valores, interagindo em seu meio ambiente e modificando-o.
A didática adotada favorece a reflexão, a invenção e a troca ampla e aberta de experiências – uma postura educacional que reconhece no aluno múltiplas habilidades e favorece seu desenvolvimento.
Idealizado com a intenção de favorecer a formação da criança em um horizonte amplo de práticas e repertórios diversificados de informação, o currículo está estruturado nas seguintes áreas de atividades:
- Introdução à Lógica Natural e Atividades Pré-numéricas
- Códigos, Comunicação, Expressão e Representação
- Natureza e Cultura
- Movimento
- Música
- Artes Visuais
- Educação Física
- Inglês
Nosso Diferencial
ESTRUTURA FÍSICA ADEQUADA – As salas da Educação Infantil são equipadas para proporcionar às crianças conforto na realização das atividades. Os espaços são amplos, bem cuidados e arejados.
PROJETOS PEDAGÓGICOS COMO ABORDAGEM DIDÁTICA – A organização da aprendizagem em projetos possibilita a criança, pensar, criticar, pesquisar, criar, duvidar, argumentar, inventar e aprender ampliando assim seus conhecimentos.
AS INTERAÇÕES SÃO PROPULSORAS DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM – Nas atividades diárias, de forma intencional e didática, a professora faz as mediações necessárias, escuta a criança e estimula as interações educador/criança, criança/educador para gerar desenvolvimento e aprendizagem.
QUANTIDADE ADEQUADA DE ALUNOS POR TURMA – A atenção individualizada e singular é um dos nossos diferenciais.
EDUCADORES COMPETENTES – Ser educador da Educação Infantil implica uma “competência polivalente” que inclui os saberes teóricos, os valores e atitudes e as especificidades didáticas e procedimentais exigidas com relação ao processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança e o compromisso e a responsabilidade que a profissão comporta.
SEGURANÇA COMO PRIORIDADE – A segurança é um requisito fundamental. A criança jamais pode sair sozinha da escola, sendo a mesma somente entregue aos pais e/ou responsáveis autorizados.
PARCERIA COM A FAMÍLIA – A família é a nossa grande parceira na promoção do desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Nossa parceria se inicia com o processo de inserção e adaptação da criança e da família na escola.
Assim nossa Educação Infantil prioriza
Os primeiros anos de vida são verdadeiramente de educação. A construção da inteligência, a aquisição da aprendizagem, habilidades, valores e atitudes são desenvolvidos nesta fase e valem por toda a vida. Dos quatro aos seis, as atividades devem ser prazerosas, lúdicas e com ambiente letrado, no qual desenvolvimento, socialização e construção de identidade singulares possam relacionar-se gradualmente. É nos primeiros anos de vida que a criança aprende a aprender é quando o cérebro humano estrutura seu raciocínio, portanto, investir na primeira infância é um ato inteligente. Elas precisam viver em ambientes enriquecedores, nos quais interagir com brinquedos e objetos do conhecimento físico e social favoreçam o brincar, o descobrir e o aprender.