Colégio OBJETIVO conquista segundo lugar em Torneio de Robótica
Na última sexta-feira, 28, aconteceu no Inatel em Santa Rita do Sapucaí, a semifinal e final do Torneio Arduíno Challange. Foram seis meses de competições em 10 escolas nas cidades de Campanha, Itajubá e Pouso Alegre. O torneio que esteve em sua 3º edição, envolveu 180 alunos, divididos em cerca de 40 equipes, onde 8 classificaram-se para a semifinal. As equipes que conseguiram o maior número de pontos em menor tempo se classificaram para a final, e o Colégio Objetivo foi uma delas. \o/ Após a solução de oito problemas, a equipe Objetivo conquistou a segunda colocação.
Para o professor de Informática e tutor da equipe, Matheus Henrique, o envolvimento dos alunos durante a competição foi uma experiência fantástica e estimulante. Foi gratificante ver como os alunos ficaram entusiasmados ao saírem das salas de aulas para aprenderem coisas novas e explorarem o mundo da engenharia.
Aos alunos do 1º Ano do Ensino Médio, Maria Eduarda Costa Leite, Raul Fellipe Xavier Custódio, Lucca Lopes Prado e Gustavo Aguiar Paiva, que integraram a Equipe OBJETIVO, PARABÉNS! A dedicação e o trabalho em grupo foi essencial para o sucesso no torneio. O Colégio se orgulha muito de vocês, nossos futuros engenheiros.
O Torneio Arduino Challenge é uma forma de despertar nos alunos do ensino médio o gosto para a Engenharia através de missões estipuladas, programando as funções que o Arduino deve realizar. O Arduino é um hardware integrado a um software e pode ser comparado a um pequeno robô.
Projeto Torneio Arduíno Challenge
Arduíno é uma plataforma eletrônica, constituída basicamente de uma placa microcontrolada e uma linguagem de programação típica com um ambiente de desenvolvimento no computador e suporte de entrada e saída de dados e sinais, que permite a elaboração de projetos de todos os níveis, desde os mais simples até os mais elaborados.
O projeto Torneio Arduíno Challenge tem como o objetivo levar para os alunos do 9° ano do ensino fundamental e 1° ano de ensino médio um desafio de robótica utilizando desta plataforma, provocando assim uma inserção deste aluno ao mundo da Engenharia, permitindo que ele tenha uma noção mais consistente desta área além do aprendizado que ele ganha .
O torneio consiste na programação de um carrinho controlado por um Arduíno, realizando etapas intermediárias chamadas de missões. Não é necessário nenhum conhecimento prévio de eletrônica ou programação, apenas criatividade e vontade de aprender.