Central do Aluno

Acessar

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

O curso de TÉCNICO EM ENFERMAGEM do Colégio OBJETIVO busca preparar o aluno, futuro profissional, com habilidades e competências necessárias para interagir com os demais profissionais da área de saúde, objetivando a melhoria da qualidade de vida dos pacientes/clientes e da comunidade, além de participar ativamente do processo de implementação de ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação.

Áreas de atuação profissional

É um curso profissionalizante na área da saúde que prepara o aluno para atuar em hospitais, clínicas, serviços sociais como creches e abrigos, Home Care (cuidados em domicílios), pronto atendimento, postos de saúde, unidades básicas e ESF (estratégia de saúde da família), em âmbito público ou privado.
O Técnico em Enfermagem representa grande contingente da equipe de enfermagem, e o mercado de trabalho considera que 65% da força de trabalho em saúde é constituída de trabalhadores da equipe de enfermagem. Sendo assim, fica claramente definida a importância desses profissionais no panorama geral da assistência à saúde.
Os profissionais técnicos podem ser assalariados, com carteira assinada, ou trabalharem por conta própria, prestando serviços temporários em clínicas ou em residências. Também se organizam em equipes, atuando sob supervisão permanente de um enfermeiro.

Disciplinas

A formação abrange os conteúdos de Fundamentação Básica para o cuidado onde o aluno aprenderá todas as técnicas básicas a prestação de cuidado de enfermagem, biologia, microbiologia, anatomia, psicologia, ética, saúde pública, enfermagem médica e cirúrgica, neuropsiquiatria, noções de administração da unidade de enfermagem, farmacologia, materno infantil, nutrição e dietética e português instrumental. Todos estes conteúdos são fundamentais para a boa formação de um profissional de qualidade e competência, responsável por auxiliar o ser humano em todos os seus processos vitais, da melhor maneira possível, desde o seu nascimento até sua morte, atuando ainda como um importante educador em saúde.

TÉCNICO EM FARMÁCIA

O curso de TÉCNICO EM FARMÁCIA é um curso profissionalizante que busca propiciar aos alunos uma formação na área de saúde. Esta área estabelece interfaces com todos os ramos da atividade humana na medida em que as questões relativas à saúde passam por todos os processos produtivos nas diferentes atuações e atividades laborais.

Áreas de atuação profissional
O profissional técnico em farmácia está capacitado a trabalhar em qualquer nas áreas farmacêuticas a seguir:

  • Farmácia de Manipulação: trabalha em conjunto com o farmacêutico, auxiliando no momento da manipulação de fórmulas, tais como: produtos naturais (fitoterápicos), produtos homeopáticos, cosméticos e dermatológicos (cremes, pomadas, shampoos, talcos), preparação de cápsulas, soluções, suspensões e outros;
  • Drogarias: o técnico é responsável por atender e orientar os clientes, informando e assessorando sobre a utilização correta dos medicamentos, assim como a tonicidade, posologia, efeitos colaterais que por ventura possam ocorrer, dentre outros;
  • Indústrias (alimentos, cosméticos, medicamentos): O técnico em farmácia irá atuar no controle de qualidade através de análises químicas, físicas e microbiológicas, para garantir a qualidade do produto final;
  • Farmácia Hospitalar: Realiza controle de estoque de medicamentos, dispensação e preparação de medicamentos conforme o regulamento do hospital (doses unitárias, individuais ou coletivas, fitas de medicamentos etc).

O curso TÉCNICO EM FARMÁCIA do Colégio OBJETIVO proporciona ao aluno formação necessária capacitando-o com conhecimentos gerais e específicos para o exercício da profissão, incentivando ideias e atitudes compatíveis com o código de ética profissional, melhorando assim, o atendimento à saúde da população.