Central do Aluno

Acessar

orientacao-educacionalO ambiente escolar é um local de diálogo, de surgimento de dúvidas, de formação de ideias e de exercício pleno da cidadania. É o lugar onde o aluno aprende a conhecer a si mesmo, ao outro, a se comunicar e a interagir com a sociedade. Cabe à escola respeitar a individualidade de cada um, proporcionando experiências e vivências que venham contribuir para que essa aprendizagem aconteça de forma prazerosa.

O trabalho do Orientador Educacional reveste-se de importância, complexidade e responsabilidade, é de atualização constante e de comportamento ético. O Orientador tem compromisso com a formação permanente do aluno, principalmente no que diz respeito a valores, atitudes, emoções e sentimentos, sempre discutindo e analisando assuntos relacionados a escolhas, relacionamento com colegas e vivências familiares.

Integrada com a Direção, Coordenação Pedagógica e Docente, a Orientação Educacional procura despertar no aluno a visão do mundo em que vivemos, mostrando seus problemas, discutindo a realidade e dando a cada educando a oportunidade de falar, de debater os problemas de sua comunidade e de sua escola.

Também busca o desenvolvimento de uma educação inovadora que não só informe e transmita, mas que forme e renove; que permita aos estudantes tomar consciência da realidade do seu tempo e do seu meio; que favoreça o florescimento da personalidade, do respeito aos demais e da solidariedade.

O Colégio Objetivo defende a relação escola/aluno aberta ao diálogo, a troca, ao respeito, ao desejo de conhecimento e a valorização do ser humano, constituindo argumentos importantes para a formação de uma sociedade composta por cidadãos que gozam de liberdade e autonomia, possibilitando uma convivência feliz.