Central do Aluno

Acessar

Possíveis temas para redação Enem 2018

Resultado de imagem para redaçãoA redação sempre vai tratar sobre um assunto atual importante para a sociedade sobretudo para a brasileira, mas Sempre contextualizando com fatos e assuntos do mundo todo.

Crise hídrica: este pode ser o tema da redação do Enem 2018. A crise hídrica preocupou e ainda preocupa muitas cidades do Brasil.

Crise energética: pode ser o tema da redação. O tema pode apresentar alternativas e problemas enfrentados com a crise energética no Brasil e no mundo, fazendo com que o estudante questione e argumente sobre soluções para este problema.

Liberdade de expressão: é um tema bastante atual. A redação pode discutir entre a liberdade expressão, seus limites e discursos de ódio e preconceito, entre outros pontos ligados a este assunto

Mulher: Tema provável da redação do Enem 2018. A mulher e seu importante papel na sociedade, na família e no século 21.

Justiça: O provável tema pode discutir hidratar sobre a justiça no país no mundo a justiça feita com as próprias mãos entre outros assuntos ligados ao tema.

Resultado de imagem para redação

Competências exigidas na redação Enem 2018

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio Enem 2018, o estudante deve respeitar cinco competências exigidas pela prova, cada uma delas vale 200 pontos totalizando 1000 pontos, nota máxima da avaliação.

Dominar e respeitar a norma culta da língua portuguesa escrita: avalia a forma certa
de palavras escritas, uso de expressões, concordância, ortografia, regência e conhecimentos básicos da norma culta escrita.

Compreender o tema proposto: essa competência visa avaliar a capacidade do estudante de compreender o tema solicitado na prova, os textos base e a construção de um texto dissertativo argumentativo exigido pela prova.

Organização das ideias: essa competência visa avaliar a capacidade do estudante de selecionar,organizar e fazer a interpretação do tema, dos fatos, ideias, argumentos e opiniões que defendam a sua ideia central e o seu ponto de vista referente ao assunto tratado.

Boa argumentação: O estudante deve construir uma boa argumentação, construir bons argumentos , defendendo o seu ponto de vista sobre o problema tratado no texto.

Criar uma proposta de intervenção: na conclusão de seu texto, o estudante deve criar uma proposta de intervenção. O estudante deve propor uma solução ou soluções que possam sanar ou diminuir o problema tratado no texto. O estudante deve respeitar os direitos humanos, caso isso não ocorra pode ter a sua nota de redação zerada.

Acompanha as novidades do Colégio Objetivo no YouTube

Conheça nosso canal!