Central do Aluno

Acessar

20 de novembro – Dia da Consciência Negra

O dia 20 de novembro foi instituído no Brasil para fazer menção à consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam há séculos. O símbolo de resistência e força contra a escravidão mostrada pelos palmarinos (quilombenses dos palmares) fez com que a data da morte do herói Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, fosse escolhida pelo movimento negro brasileiro para representar o Dia da Consciência Negra. O dia 20 de novembro mantém viva a lembrança de que o fim da escravidão foi conseguido pelos próprios escravos, que em nenhum momento durante o período colonial e imperial deixaram de lutar contra a escravidão.

Para ressaltar a importância da cultura africana no Brasil, os alunos do Ensino Fundamental I e Professoras tiveram a atividade de produzir as bonecas Abayomi, que são um símbolo de resistência, tradição e poder feminino.

As bonecas eram feitas pelas mães africanas em navios negreiros, onde as mesmas rasgavam suas roupas para as  produzirem, feitas apenas com nós e tranças, para servir como amuleto de proteção. As Abayomis valorizam a cultura africana e contribuem para o reconhecimento da cultura afro-brasileira, sendo uma parte da herança cultural deixada pelos africanos. Quando você dá uma boneca Abayomi para alguém, esse gesto significa que você está oferecendo o que tem de melhor para essa pessoa!

Orgulhosamente, exaltamos a origem africana e a unificação da luta pela liberdade de informação, manifestação religiosa e cultural. Desejamos maior participação e cidadania para os afro-brasileiros e nos associamos a outros grupos para dizer não ao racismo, à discriminação e ao preconceito racial.

Que este 20 de Novembro, assim como todos os outros, seja de muita festividade, alegria e renove as energias para a conquista de direitos e igualdade de oportunidades. Estejam todos, homens e mulheres negras, unidos nesta caminhada pela liberdade e pela consciência da riqueza da diversidade racial!

Confira algumas fotos  de nossos alunos produzindo as Abayomis:

IMG_4417
IMG_4407

IMG_4410

IMG_4412

Acompanha as novidades do Colégio Objetivo no YouTube

Conheça nosso canal!